domingo, 23 de junho de 2013

Receitinha do dia: Risoto de Alcachofra e Parma

Oi meninas, hoje o post será completamente diferente e já me falem se vocês gostam!! Na verdade vou postar uma receita de um risoto de alcachofras mararavilhoso, que fiz semana passada para algumas amigas minhas que vieram em casa, sei que é algo totalmente diferente do que faço aqui, mas muitas clientes me pediram e achei que seria bacana postar já que aqui é um espaço para compartilharmos experiências, não é mesmo??!! 
Além de super fácil é incírvel!! Amo demais risoto, e no combo risoto + alcachofras amo mais ainda!!!
Bom vamos lá, primeiro a receita depois as fotos para vocês verem o quanto ficou maravilhoso, neste dia fiz dentro da alcachofra, acho que se for um jantar para até umas 6 pessoas dá super certo.


Ingredientes:
6 alcachofras grandes
tomatinho cereja (quantidade que desejar)
creme de cebola
alcachofra em conserva
mussarela de bufala
presunto de parma (para 6 pessoas foram 500g)
1 pacote de risoto
500g parmesão ralado
1 colher de manteiga
sal a gosto

Prepado das alcachofras:
Coloque-as em panela com água quente e sal à gosto e deixar cozinhar até conseguir tirar uma folha facilmente (isso acontece com aproximadamente 25 minutos).
Minha mãe uma vez me deu uma dica que antes de colocarmos as alcachofras na panela para cozinhar é bom bater na pia para que elas abram e fiquem mais macias.

Preparo da alcachofra em conserva:
Em outra panela frite até dourar com 1 colher de sopa de azeite as alcachofras em conserva sem água e deixe de lado.

Enquanto as alcachofras estão cozinhando já pode preparar o creme de cebola (ele é prático pois dá o tempero no risoto e assim não precisa colocar alho nem cebola). Depois de pronto deixe de lado no fogo baixo para manter a temperatura.

Preparo do Risoto:
O risoto fizemos o pacote inteiro já que eram muitas pessoas e quase não sobrou, foi o suficiente. Todo mundo tem dúvidas a quantidade de água para o arroz. Bom é super simples e não tem erro até com arroz normal a quantidade de xícaras de arroz deve ser o dobro em água e no risoto é igual. 
Eu não deixo o arroz do risoto de molho na água antes de cozinhá-lo, pois o gostoso dele é ficar pastoso, por isso coloco ele diretamente na panela com um colher de manteiga, quando a manteiga derreter jogue a água e deixe cozinhar em fogo médio até a água baixar e ficar no nível do arroz (sempre mexendo).

Quando a água do risoto ficar no mesmo nível, aos poucos coloque o creme de cebola que foi deixado de lado, após a água baixar coloque novamente o creme, (uma dica é ao colocar o creme sempre coar para não cair os pedaços de cebola). Este procedimento acontece umas 3 vezes e você verá que será o suficiente para o risoto ficar al dente. 

Na última vez que misturar o creme já comece a preparar as alcachofras, se quiser colocar o risoto dentro dela como fizemos no dia!! 

Abra as alcachofras e com uma colher pequena tire os espinhos sem tirar o miolo que é o mais saboroso. Enquanto isso o risoto estará pronto, apague o fogo e coloque todos os ingredientes : tomatinho, musarela, alcachofra em conserva, presunto e queijo ralado. Misture bem e com uma colher de sopa coloque aos poucos o risoto. Cuidado que é muito quente. 

Jogue um pouco mais de queijo e azeite para servir.

Espero que vocês gostem posso dizer que ficou incrível, todo mundo gostou. Parece complicado mas é super fácil de fazer, outra dica é na hora que colocar os ingredientes no risoto pronto acrescentar 1/2 copo de cream cheese, fica divino também.


E ai o que acharam?? Espero que gostem e se tiverem mais dicas é só me falar!!
Boa semana a todos!!



7 comentários:

  1. Nossa Vã Adorei a receita vou fazer esta semana!!! Que delícia!!
    Bj
    Ca

    ResponderExcluir
  2. A receita é tão maravilhosa que quero de novo!!!!!!!! Quase uma chef profissional! Impecável! Bjs Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk Lu, é so combinar, ontem fiz um melhor ainda!!! Bjis

      Excluir
  3. Adorei a receita,vou fazer!
    Bjs
    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, depois venha nos contar se ficou boa!! Beijo

      Excluir
  4. Nossa amei a receita!!! Vou fazer certeza, coloca mais dicas!!!
    bjinho Karol

    ResponderExcluir